dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Maçã    
Suco de uva e feromônio para acabar com as pragas
Armadilhas com produtos alternativos controlam principais insetos que atacam a macieira
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
30/06/2010

A mosca-das-frutas e a grafolita são as duas principais pragas da cultura da macieira. No caso da mosca, se ela não for controlada, pode causar 100% de danos nos pomares e inviabilizar por completo a plantação. Para combater os insetos-praga e não usar tanto químico, a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) recomenda que os produtores usem armadilhas com produtos alternativos como suco de uva e feromônio com um programa de monitoramento. Os dois produtos atraem a mosca-da-fruta e a grafolita, respectivamente, que ficam presas em um frasco. O produtor deve monitorar estes frascos, que ficam espalhados pelo pomar, duas vezes na semana e somente quando a incidência dos insetos nestes frascos chegar a um certo nível deve começar a aplicação dos químicos.

— A mosca-das- frutas é a principal praga. Em segundo lugar nós temos a grafolita, depois a lagarta enroladeira, que ataca o fruto externamente e o ácaro vermelho europeu, que, embora ataque somente as folhas, causa danos indiretos nos frutos. No caso da mosca-das-frutas, em ano de alta incidência pode causar 100% de dano se o pomar é localizado em beira de mato, porque ela se multiplica em hospedeiro silvestre. Depende muito da localização do pomar. No caso da grafolita, se o produtor não tomar providências e não monitorar o pomar a praga pode causar prejuízos sérios também — explica o pesquisador Luiz Ribeiro, da Epagri.

A mosca-das-frutas é atraída pelo cheiro do suco de uva e fica presa no frasco montado pelo produtor. Já no caso da grafolita é usado feromônio sexual, que atrai os machos para esta armadilha. O pesquisador diz que a quantidade de frascos com produtos atrativos espalhados pelo pomar varia muito de acordo com as características da plantação, principalmente a área cultivada. Segundo ele, os produtores devem procurar se informar com especialistas da região ou buscar informações em livros e pesquisas que explicam exatamente como estas armadilhas devem ser feitas e qual é a quantidade adequada para cada produtor.

— Isso varia muito de acordo com as características de cada pomar. Pra dar uma ideia, para a mosca-das-frutas, em um pomar de 12 hectares se utiliza quatro frascos, pomares de até 20 hectares, se utilizam quatro frascos mais um frasco a cada dois hectares e assim por diante. Já para a grafolita, deve ser usada uma armadilha com feromônio a cada três a cinco hectares. O produtor precisa se informar sobre o seu caso específico. No caso da mosca-das-fruta, a instalação das armadilhas deve ser feita logo após a floração. O período crítico da mosca aqui no Sul do Brasil são os meses de verão, entre Novembro e Fevereiro. Nestes quatro meses se recomenda ter as armadilhas. Para o controle da grafolita, já é um pouco mais cedo, a partir de setembro já começam a aparecer os primeiros insetos nos pomares e o produtor já pode colocar as armadilhas — ensina Ribeiro.

O uso dos químicos só deve ser feito após a infestação chegar a um determinado nível que tem que ser consultado porque depende do tamanho do pomar. Para o combate da mosca, os pesquisadores da Epagri ainda não conseguiram descobrir nenhum princípio ativo químico mais moderno, então, ainda são usados inseticidas à base de fosforato. Já no caso da grafolita, já existem inseticidas de nova geração que são os reguladores de crescimento e atuam na larva. Existem também os inseticidas biológicos e os feromônios. Este último, é um produto que atua só no comportamento dos insetos, evitando o acasalamento. Ribeiro explica que isto é fundamental porque se não houver acasalamento não há ovo e sem ovo não nasce nenhuma larva para atacar os frutos.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada